sábado, 29 de setembro de 2012

Tirando a poeira do blog - Resulmo da semana

Nossa, que semana agitada!
estou a um tempão devendo post, mas não é por mau.. x.x
Sábado sai com o Yatta e fomos na Liberdade, e andando por lá pelos sebos encontramos coisas bem interessantes...
Inicialmente eu vi um livro que como Boa Pré-Junguiana que sou achei bem interessante, chama do "O Mito dos Orixás", para quem não sabe, a Teoria do Jung trabalha bastante com mitos, os próprios arquétipos são representados por figuras da mitologia que você escolher, e fiquei imaginando trabalhar uma teoria tão rica em cima de algo tão conhecido, mas ainda vitima de muitos preconceitos e tão Brasil!
mas deixei quieto...
entrei no Sebo e lá estavam procurando pelo livro "O Homem e seus símbolos" do Jung, livro este que eu tenho e é muito bom!!enquanto ouvia as pessoas procurarem por ele achei algo que muito me interessou, um CD de uma dupla japonesa chamada B´Z, I Bought xD

voltando a andar pelos Sebos da Liba, entramos num que era do mesmo dono que o anterior, e vimos muitas coisas interessantes...como um CD com DVD da Ayumi Hamasaki[sim a cantora de uns posts atras] e um CD do grupo A teens!![*--*]para quem  não sabe, A Teens é um grupo sueco que começou fazendo covers do ABBA,mas eu conheci esse grupo com a musica Upside down.
[cara essa musica sempre me deixa feliz!]
e obvio, não pude deixar de comprar por R$9,00 um CD de um grupo que durante anos procurei nas lojas de CD e nunca achei![nem na internet achava pra baixar!!]o mais interessante é que descobri que os CD´s deles estão bem salgados! esse que eu comprei, o Abba Genaration esta R$60,00 na saraiva!![Me dei bem =D]
Enfim, e passeando pela Liba chegamos num lugar um tanto quanto misterioso, a Travessa dos Aflitos, onde ao fundo fica a Igreja dos Aflitos.
Para quem não sabe, naquele pedacinho perto da estação Liberdade existem duas Igrejas, uma na esquina com a avenida Liberdade com a Rua dos Estudantes que é a Igreja dos Enforcados[que apesar do nome, é linda por dentro!]e uma numa travessa da rua dos estudantes, entre a Rua Galvão Bueno e a Rua da Gloria, na Travessa dos Aflitos, a Igreja dos Aflitos. Dois nomes assim, um tanto quanto tristes, não?? não é a toa, onde hoje muitos chama carinhosamente de Liba, antigamente tinha  o primeiro cemitério de São Paulo, onde eram enterrados indigentes, escravos e condenados a morte e os condenados sofriam sua sentença onde hoje fica a praça da Liberdade que na época era chamada de Largo da Força[Já que lá o governo mostrava sua força sobre o povo].
Para quem não sabe, os Ricos eram enterrados dentro das Igrejas ou ao redor delas, e para evitar que se misturassem com a "gentalha" apos a morte, criaram este cemitério que dentro dele tinha nada mais nada menos que a Igreja da Travessa dos Aflitos.
Segundo alguns sites que li na internet lá também ficava a cela que os condenados ficavam antes de morrerem[comentário Off: CARACA! QUE IGREJA AMOR!QUERO CASAR LÁ! #sarcasmowins]
e existem pessoas que vão lá bater 3 vezes na porta para fazer um pedido a um escravo que foi morto conhecido por Chaguinhas.
Diz a lenda que quando foi para a forca, a corda arrebentou 3 vezes, a multidão gritava por liberdade mas o Algoz ignorou o pedido do povo, pegou um pedaço de couro fez uma forca e cumpriu a sentença.
Sobre o cemitério: bem, quando foi construído o cemitério da consolação desativaram esse, lotearam e venderam e as ossadas dizem que não foram todas retiradas.
Diz a lenda também que até hoje as pessoas vêem vultos, e ouvem ruídos naquele lugar e que por causa disso os seguranças que abriam a igreja cuidavam de lá abandonaram seus postos.
Uma amiga minha disse que não é só perto dessa igreja que existem historias macabras, o pai dela tem um estacionamento na Galvão Bueno[bem distante dessa igrejinha] e disse que o pai já ouviu choro de bebê lá e não tinha nenhum bebê por perto e que ali antes era uma casa onde aconteciam abortos![caraca, a Liba antigamente era o Lugar do amor, purpurina voando por todo lado #sarcasmowins]
mas voltando ao que estava falando anteriormente, perto dessa igrejinha descobrimos um mini shopping[desses que tem muito na liberdade, principalmente pela Galvão Bueno] e lá encontrei nada mais nada menos que um outro sebo[minusculo e com pouca coisa, mas achei!] e la tinham nada mais nada mesmo que 3 livros do Jung!
Ok neh? pena que dinheiro esta curto e tempo mais ainda!mas legal já saber onde achar algumas coisinhas interessantes para mim xD
Esse dia foi muito bom! pena que nao tirei fotos minhas sem ser das coisinhas que comprei la..
Beijinhos pessoas!

Um comentário: